Pousada em Fernando de Noronha - Teju-açu

As tábuas das marés servem para indicar quais são as alterações no nível do mar por período. Elas são únicas e apresentam variações frequentes, ou seja, cada maré e região possui particularidades. Para saber sobre a situação do mar no período escolhido para viajar ou para definir o melhor momento para o seu passeio, você  deve consultar com antecedência a tabela. 

Você também pode se interessar por: 

Conheça 4 curiosidades sobre Fernando de Noronha 

4 registros incríveis para fazer em Noronha 

A maré é dividida entre maré alta - quando atinge o ponto mais alto e aparenta estar mais cheia - e maré baixa - quando atinge o nível mais baixo -, sendo este último considerado o melhor momento para aproveitar piscinas naturais e algumas praias. 

Como mencionado anteriormente, cada tabela ou tábua apresenta informações específicas sobre uma localidade. As únicas características que seguem sem alterações em tábuas de marés são: 

- O seu movimento cíclico, ou seja, toda maré enche e "esvazia" em um determinado momento. A variação geralmente é a cada 6h, alternando entre os picos de maré alta e maré baixa; 

- Variação constante, o nível do mar varia mais de uma vez por dia todos os dias;

- A lua influencia o processo, em períodos de lua cheia e de lua nova às marés estão mais baixas. Enquanto durante a minguante o nível é muito baixo. Procure acompanhar as fases da lua para complementar sua interpretação sobre o nível da maré no período escolhido. 

Onde consultar a tábua das marés?

Na tabela organizada pela Marinha, você encontrará um arquivo em PDF contendo todas as informações por mês, seguida das informações de dia, quatro marcações de horários e quatro demarcações do nível do mar, respectivamente. 

Perceba que esse conjunto de horários representa os picos de mudança da maré que varia ao longo do dia. Ao consultar a tabela você vai perceber que não existe uma constante na variação do nível do mar e que é importante acompanhar as fases da lua para combinar as informações. 

O ideal mesmo é consultar a tabela, identificar os dias de sua viagem ou escolher por meio dessa visualização de informações. Afinal, são elas que vão definir como será o seu passeio, quais atividades poderão ser realizadas e como aproveitar melhor o mar nos dias em que você escolher. 

Saiba que quanto mais perto de zero for a altitude da maré, mais baixa ela se encontrará. Isso quer dizer que durante a maré baixa você poderá aproveitar com maior tranquilidade as piscinas naturais.

Como dica, recomendamos que você procure realizar atividades com a antecedência de 60-90 minutos antes do nível mínimo da maré. Dessa forma você consegue aproveitar melhor o seu tempo e lazer.